terça-feira, 24 de março de 2009

determinação

eu: Que fizeste ontem?
sobrinha: Fui ver o jogo de rugby do meu irmão.
- Ah sim? Contra quem jogou a equipa dele?
- Não sei bem o nome. Marco de Canveses ou assim.
- Marco de Canaveses?
- Sim, era isso. Eles não tinham equipamento.
- Não tinham equipamento? Então jogaram com quê?
- Tinham calções e t-shirts mas eram de todas as cores, tipo de andar todos os dias.
- Quem ganhou?
- A equipa do meu irmão. 40 – 0

3 comentários:

CCF disse...

Espantoso de facto! E a noção que os miúdos têm da desigualdade, se calhar não muito consciente...mas há ali qualquer coisa que lhes é perceptível.
~CC~

Ana Cristina Leonardo disse...

quem é que manda tipos de Canveses jogar rugby?!

Maria N. disse...

CC,
Sem dúvida, eles apercebem-se dessas diferenças e pressentem que há qualquer coisa de muito errado nelas. A minha sobrinha não fixou bem o nome da terra de onde eles vinham mas foi perfeitamente capaz de relacionar a falta de equipamento com o resultado.

Ana,
Suponho que a pergunta é irónica, mas jogam porque querem. Penso que os miúdos se identificam com a equipa nacional, aquela história de conseguirem a classificação para o mundial apesar dos enormes obstáculos (se eles, apesar de tudo, conseguiram, eu também conseguirei) e não desistem. Atrevem-se a querer ser uma equipa de rugby, mesmo perdendo por 40 a 0. Essa determinação tem muito mérito.
Por outro lado, o rugby é um desporto que ainda não foi corrompido, como foi o futebol, e isso talvez tenha o seu peso. O meu sobrinho, por exemplo, nunca quis pertencer a uma equipa de futebol porque acredita que quem resolve a partida são os árbitros e não o talento e esforço dos jogadores.