quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Cegueira


Nunca pensei que o livro de José Saramago pudesse ser visto como um retrato monstruoso dos cegos mas a história de Saramago dá uma grande liberdade de interpretação ao leitor. Esta é mais uma.
«A Federação Nacional dos Invisuais dos EUA está a preparar um protesto contra o filme “Blindness”, que estreia esta semana nos Estados Unidos. O filme realizado por Fernando Meirelles é baseado no livro “Ensaio sobre a cegueira”, do Nobel da Literatura Português José Saramago. Com estreia marcada na sexta-feira em 21 estados norte-americanos, o filme está a causar polémica entre os invisuais que se queixam da imagem que é passada no filme sobre os cegos.
O presidente da Federação Nacional dos Invisuais (NFB), Marc Maurer, citado pela BBC online, afirmou ontem que "o filme retrata as pessoas cegas como monstros e acredito que é pura mentira.”» - Público 
http://blindness-themovie.com/
http://blindness.blogs.sapo.pt/8712.html

2 comentários:

Moira disse...

Descobri o seu Blog através do Blog 2 dedos de conversa, com a maravilhosa e comovente história do Pedro. Gostei e continuei a ler mais um pouco e fico surprendida com o que os invisuais americanos pensam sobre o filme Blindness, é caso para dizer que pior cego é aquele que não quer ver. Tendo lido o Ensaio sobre a cegueira há uns anos atrás, e não sendo própriamente fã da escrita de Saramago, tenho que discordar dos invisuais americanos, é que a monstruosidade não está na cegueira mas na ganância e no egoísmo das pessoas, se é que alguma lição do livro se pode tirar, é essa, pelo menos no meu ponto de vista.

Maria N. disse...

Eu também fiquei surpreendida, Moira. Ainda não vi o filme mas suponho que seja fiel ao essencial da obra porque tem a aprovação de Saramago. É difícil compreender a reacção dos invisuais americanos. Parece-me que esta tomada de posição tem como objectivo chamar a atenção para qualquer outra coisa que não a suposta monstruosidade dos invisuais.